Selecionar Página

cervicobraquialgia é uma inflamação da coluna cervical (pescoço) com dores irradiadas para os membros superiores (braços, antebraços e mãos) em que esta é irradiada por todo o trajecto do nervo afectado podendo ser acompanhada por parestesias ou mesmo falta de força ou mobilidade, sendo estas seguidas de atrofia muscular.

Ocorre nas protrusões postero-laterais ou foraminais do disco intervertebral. A cervicalgia é devida à irritação do plexo sensitivo raquidiano, enquanto a braquialgia (radiculopatia) é causada por contacto ou compressão da raiz nervosa pelo disco comprometido ou pelo osteófito. As estenoses foraminais exercem acções mecânicas sobre as raízes (tração e compressão) e biológicas (distúrbios vasculares, edema, isquemia e irritação química), promovendo manifestações clínicas diversas. A hiperextensão do pescoço aumenta a estenose, podendo desencadear a dor.

A apresentação típica de um paciente com cervicobraquialgia, é com dor no pescoço, limitação da amplitude de movimento, sensação de dor, e hipostesia ou parestesias na região dermatômica. É possível encontrar a causa através da história do paciente, caso haja traumas, posturas prolongadas, e/ou tensão emocional prolongada e intensa.

Na Fisioribeiro encontra um plano de tratamentos que engloba fisioterapia com acupunctura, sendo uma técnica eficaz no alivio sintomático da patologia.

Pin It on Pinterest